Make your own free website on Tripod.com

SONS DO BAMBU

CURSOS

SONS DO BAMBU
OUTROS
LAMINADOS
Laminados/CarlosMelo
CARLOS MELO
OFICINAS
CURSOS
INSTRUMENOTS
GRUPO BAMBUZAL
APRESENTAÇÕES
LINKS

                                   O projeto Sons do Bambu desenvolve tecnologia para construção de instrumentos musicais de bambu, substituindo o uso da madeira, pois a indústria de instrumentos musicais é uma das grandes consumidoras de madeira, sendo, portanto Ecologicamente Correto, Economicamente Viável e Socialmente Justo. Dentre as muitas qualidades do bambu, destaca-se a de seqüestrar de carbono da atmosfera sendo o vegetal de maior capacidade de absorção de CO2, chegando a superar o pinheiro em 500%, ou seja um hectare de bambu equivale a cinco deste. 

                                     O Curso de Instrumentos Musicais de bambu, consta de quatro Protótipos Didáticos, criados por Carlos Melo, onde o contato com o bambu e o equipamento, os alunos trabalham de forma progressiva, com o grau de dificuldade aumentando a cada instrumento produzido, cada um deles gera uma família de instrumentos com técnica semelhante, perfeitamente aplicáveis em artesanatos e outros produtos de bambu,  são eles:

recoreco.jpg

 O Reco-reco - Instrumento de origem imprecisa porem muito utilizado no Brasil, em Escolas de Samba,  são construídos com vários materiais entre eles o bambu, no Caribe, e conhecido pelo nome de Guiurro, muito usado na Musica Latina.

paudechuva.jpg

O Pau de Chuva - Instrumento de origem Indígena Brasileiro, tido como único instrumento genuinamente Brasileiro.

djembec.jpg

O Djembe - Instrumento de Origem Africana, cujo nome vem de; Djem+Bé, Arvore+Cabra, ou seja uma madeira africana da região do Senegal, Gana e Costa do Marfim e Pele de Cabra, instrumento secular onde se usavam cipós e couro no cordel, a partir de 1960 passou a ser popularizado e adaptado com cordas com os conhecemos hoje.

surdo.jpg

O SURDO - Instrumento de Origem universal, porem, com esse nome e muito utilizado em escolas de Samba, uma infinidade de tambores de tamanhos e formas variadas, são encontrados em todos os continentes, há vestígios arqueológicos de tambores Egípcios de 4000 AC. Muito usado em cambo de batalha para marcar o ritmo do ataque das tropas. Esse por nos desenvolvido, consta de ripas de bambus coladas com resinas, fixas a aros de vergalhões.

                         OFERECEMOS PALESTRAS, CURSOS, APRESENTAÇÕES MUSICAIS, OFICINAS DE PERCUSSÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS SOB ENCOMENDA

                        CURSOS COM CARGA HORÁRIA VARIANDO  DE DOZE A CENTO E VINTE HORAS E CURSOS ESPECIAIS COMO; CONSTRUIR MARIMBAS, VIOLINOS, ECT.

                                                                   ALUNOS

alunos1.jpg

COORDENAÇÃO

Carlos  Melo

E-Mail: caumelo@gmail.com

Fone: 11-84541587

VIDEOS